Estudo da Gramática: Verbos e Pronomes Oblíquos Átonos

Bibliografia

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo:Saraiva, 1997. 6. ed. pg. 326-329

Gramatica - Roberto Melo Mesquita

As formas verbais podem sofrer alterações, de acordo com o pronome átono com o qual são conjugados.

1. me, te, se, lhe(s), vos: Não provocam alterações em qualquer forma verbal.

  • Exemplos:
    • Esse é o frio da madrugada. Quase senti-lhe morder a pele.
    • Cobri-vos de alegria!
    • De repente do riso fez-se o pranto silencioso e branco como a bruma.
    • Visto-me de branco.
    • Lembra-te do dia da angústia que passaste.

2. nos: Formas verbais na 1º pessoa do plural (Nós) de qualquer tempo perdem o -s.

  • Exemplos:
    • “Um dia vimo-nos, tratarmos o casamento, desfizemo-lo e separamo-nos, a frio, sem dor, porque não houvera paixão nenhuma.” (Machado de Assis)

3. o(s) e a(s): Junto a esses pronomes, a forma verbal sofre alteração de acordo com sua terminação:

  • Formas verbais que terminam com -r, -s ou -z perdem essas consoantes. Um “l” é anteposto aos pronomes o, os, a, as.
    • Exemplos:
      • Quando eu vender o carro, pagarei a dívida / Quando eu vendê-lo, pagarei a dívida.
      • Eu quis o livro / Eu qui-lo
      • Eu fiz as lições / Eu fi-las
  • Formas verbais terminadas em -m ou -õe NÃO sofrem alteração. Um “n” é anteposto aos pronomes o, os, a, as.
    • Exemplo:
      • Alguns estimularam-na a ir à festa.
  • Formas Verbais com final -ns têm essa terminação substituída por -m e um -l é anteposto aos pronomes o, os, a, as.
    • Exemplo:
      • Tu tens o livro em mãos novamente. / Tu tem-lo em mãos novamente.

4. No Modo Indicativo, com exceção do Futuro do Presente e no Futuro do Pretérito, o pronome fica anteposto ao verbo.

  • Eu me lembro

5. Futuro do Presente ou Futuro do Pretérito do Indicativo, as formas simples ou compostas, NÃO admitem qualquer pronome posposto ao verbo. Nesse caso, o pronome oblíquo aparece intercalado e a forma verbal pode ou não sofrer alteração de acordo com as normas acima.

Pedirei + o = pedi-lo-ei

pedirão + o = pedi-lo-ão

  • LEMBRAR: Formas verbais que terminam com -r, -s ou -z perdem essas consoantes.
  • Verbo: Pedir / Tempo Futuro do Presente
  • Eu pedirei + te = Eu pedir-te-ei
  • Eles pedirás + me = Eles perdir-me-ão

5. No Modo Subjuntivo e no Imperativo negativo, o pronome oblíquo aparece anteposto ao verbo.

“Porque nome chamaremos quando nos sentirmos pálidos?” (Cecília Meireles)

6. No Imperativo Afirmativo, o pronome é posposto ao verbo

  • Tu lembra-te do aviso.

Até a próxima.😉

Um comentário em “Estudo da Gramática: Verbos e Pronomes Oblíquos Átonos

Deixe uma resposta

